quinta-feira, 12 de agosto de 2010
A batalha do Ebo original
A BATALHO DO EBO
A Batalha do Ebo deu-se aos 23 de Novembro de 1975 e terminou no mesmo dia comesando às 9 horas da manhã do dia 23 foi uma batalha sangrenta.
Dia 13 de Novembro de 1975 as tropas da FAPLA atacam a tropa Sul Africana no rio Lunga na parte Sul do Ebo entre o Waco Kungo e o Ebo.
A Batalha deu-se na região de Kaluanda entre as regiões do rio Mabasa e a Pedra Matato (grito) onde foram abandonado 8 (oito) tanques de guerra e
Registou-se a queda de um Avião com três passageiros entre ele um negro e dois brancos âmbos sul africano, na saida da região da Cabaia com a matricula 128 CHISNA de fabrico Amaricana.
Este acontecimento foi o maior da todas as regiões de Angola nos anos de 1975.
Local da batalha do Ebo na pedra Matato (gritos) nome de origem do povo que habitava a que terra nos tempos remotos devidos os gripos de um jovem que perdeu o seu boi na mesma região onde se deu o acontecimento.
A batalha do Ebo deu-se porocasião dos Sul Africanos a mando do Partiso da UNITA para evalidar a Independência de 11 de Novembro de 1975 em Luanda no casa de não valer, mas, a tropa da FAPLA estava atenta e atacou as tropas contrarias na região do Ebo onde se deu a batalha do dia 23 de Novembro de 1975.
ARGUELLES
Raúl Díaz-Argüelles era um militar um cubano. Díaz-Argüelles chegou a 21 de Agosto de 1975 em Angola, usando de domingos de pseudônimo dá o Silva com o propósito de organizar escolas militares do FAPLA. Apesar disto, antes da presença do Exército Sulafricano, de tropas de Zaire e da Frente Nacional para a Liberação de Angola, Díaz-Argüelles passou para dirigir a Frente sulista de forças cubanas e angolanas que defenderam o endereço principal dos combates. Durante a Batalha do Ebo, esparramou uma emboscada em uma ponte que cruzou o Rio Mabassa, enquanto morrendo quando tinha 39 anos de idade velho devido às feridas causadas por uma explosão de uma mina de antitank que destruiu o blindado deles em 11 de dezembro 1975.
O Comandante Raúl Dias Arguelles Cubano da forca das FAPLA faleceu apois a batalha do Ebo aos 11 de Dezembro de 1975, às 7 horas na região de Hengo no Municipio do Ebo na presseguição da tropa inimiga onde o camião que o carregava acionou uma mina anti-tanque colocado pela tropa sul Africana.
Actor: Pessca Fátima
12 de Agosto 2010.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
domingo, 18 de julho de 2010
pessca fatima
e 100% Gabelense de raiz vivendo nesta terra até ao fins do seus tempos